SUSTENTABILIDADE

Desde que foi idealizada a produção do Serrote ® cafés especiais, a sustentabilidade e preservação da natureza, sempre foram prioridade.

Toda a mata nativa foi preservada e o plantio dos cafés e a instalação de todos os equipamentos para a produção ocorreram em áreas de pasto degradado.

PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

A Fazenda Paineiras tem como prioridade total o manejo da água e a preservação dos recursos hídricos. Essa responsabilidade é ainda maior por estarmos localizados em plena Serra da Mantiqueira, cujo nome pode ser traduzido como “gota de chuva”, dada a importância da serra como fonte de água potável para os rios existentes por toda sua extensão.

Dentro da área da propriedade da Fazenda Paineiras temos nove nascentes de água, já identificadas, e que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu. Seis delas já estão protegidas com a recuperação completa da mata ciliar, e as outras três estão em fase de recuperação através de uma parceria com a Organização WWF – Brasil dentro do programa Raízes do Mogi.

Outra parceria é com a Associação Ambientalista Copaíba, que atua na recuperação das matas ciliares e na coleta de amostras de sementes da vegetação.

PRESERVAÇÃO DO SOLO E MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS

Por conta do relevo onde está localizada a Fazenda Paineiras, a erosão do solo pode ocorrer de forma descontrolada e prejudicial ao meio ambiente. Para evitar esse tipo de degradação empregamos técnicas específicas, tais como microbacias de retenção das águas da chuva, uso de roçadeiras para manutenção da vegetação do solo, plantio de vegetação nas encostas, entre outras.

Devido às condições climáticas específicas (microclima e altitude), as intervenções no manejo de pragas e doenças, são realizadas de maneira pontual após o monitoramento. Na Fazenda Paineiras também empregamos técnicas de manejo naturais para garantir a proteção da cultura do café. Entre elas está o plantio de bananas intercaladas ao café, o que cria uma barreira natural contra os ventos, o uso intenso de adubação orgânica, e a manutenção e reflorestamento nas áreas protegidas.

APICULTURA

Outra alternativa sustentável que utilizamos na Fazenda Paineiras para garantir um aumento de produtividade do café, e ajudar na preservação e conservação da flora local, foi a implementação de um apiário.

A abundância das matas e microclima local são favoráveis para esse tipo de atividade.O apiário é uma parceria com o apicultor Vando Sacco, que possui grande experiência e é responsável pela criação das espécies mais adequadas ao ecossistema local.

ENERGIA RENOVÁVEL

Na Fazenda Paineiras utilizamos diversas fontes de energia renováveis, o que nos torna praticamente autossustentáveis na produção de energia.

A principal fonte de energia que utilizamos é a solar através de placas fotovoltaicas. Assim, toda energia consumida na produção do café é produzida na própria propriedade.

Complementamos o uso da energia renovável com todo o resíduo de beneficiamento do café (palha), que é utilizada na adubação orgânica por ser rica em potássio, e na geração de energia para os secadores de café.

RECICLÁVEIS

A Fazenda Paineira tem parceria com uma cooperativa local, a Corenova. Todo resíduo de material reciclável é separado pelos funcionários da fazenda e coletado pela cooperativa.